Desde a antiga Arena, o hoje Progressistas nunca teve um líder que tenha se dedicado tanto quanto o atual presidente, Celso Bernardi. Por isso, desde já os filiados terão de se acostumar à vida partidária sem o presidente que, quando não está rodando pelo Interior, chega à sede do diretório todos os dias às 9h e só vai embora às 19h30min. É que Bernardi passará o cargo de presidente no dia 11 de setembro a quem for eleito no dia 19 de agosto.
Nesta segunda-feira (7), Bernardi entregou a lista dos eleitores aos dois candidatos — o deputado Covatti Filho, que estava sozinho na disputa, e o prefeito de Condor, Valmir Land, que se apresentou na última hora —. São 1,6 mil convencionais que escolherão a nova direção.
Como é aposentado, Bernardi tem dedicação exclusiva ao PP. Dá expediente na sede do partido, recebe os filiados sem que tenham de marcar audiência, mobiliza as bases e comanda as articulações políticas.
Bernardi vai entregar o partido organizado, com 471 diretórios constituídos. O primeiro grande desafio do novo presidente será manter o tamanho do PP nas eleições de 2024. Há 10 eleições é o partido com o maior número de prefeitos, vices e vereadores.