Nos próximos dias, o governador Eduardo Leite deve consolidar os nomes que serão indicados para a diretoria do Banrisul. Por enquanto, Leite só formalizou a indicação de Fernando Lemos para a presidência — e lá se vão 45 dias.
Lemos ainda não foi sabatinado na Assembleia. A indicação está no Legislativo, aguardando tramitação regimental. No ofício que encaminhou à Assembleia, o governador Eduardo Leite escreveu sobre Lemos: "Permito-me ponderar que se trata de pessoa que, reconhecidamente, reúne os predicados necessários ao desempenho de relevantes funções, como aquela para a qual é indicado, consoante pode ser atestado pelo Curriculum Vitae incluso e, sobretudo, por sua trajetória exemplar na vida pública".
A ideia do governo é dar posse à diretoria completa, o que ainda deve demorar, porque todos os diretores precisam passar pelo crivo da Assembleia Legislativa e do Banco Central.
Nos bastidores, a pressão dos partidos sobre o governador é forte pela indicação de diretores. Pela Lei das Estatais e exigências do Banco Central, não é qualquer ex-deputado ou político desempregado que pode ser diretor de um banco público.
Cidadã de Getulio Vargas
A deputada Nadine Anflor, ex-chefe de Polícia, vem sendo sondada para concorrer a prefeita de Porto alegre pelo PSDB. Não é o projeto dela, que pretende cumprir o mandato de deputada estadual e, além disso, tem o domicílio eleitoral em Getulio Vargas. Para ser candidata, teria de trocar até abrir de 2024.
Questionada pela coluna, respondeu bem-humorada:
– Estou sendo sondada por várias pessoas, o que me deixa lisonjeada. Conversei sobre isso com pouquíssimas pessoas e muito francamente com o governador, mas sou muito pé no chão e sei a altura dos meus tamancos. Entrei na política agora… Ademais meu título é de Getúlio. Acho que lá consigo virar prefeita se quiser.
Sofia no páreo
O presidente da Conab, Edegar Pretto, não é o único nome do PT para a prefeitura de Porto Alegre. A deputada estadual Sofia Cavedon está no páreo.
O PT defende a unidade da esquerda, com PSOL, PCdoB e PV unidos em torno da mesma candidatura desde o primeiro turno. Em sua última reunião, o diretório municipal aprovou a criação de um grupo de trabalho eleitoral e plenárias em diferentes regiões da Capital e uma reunião geral para atualizar a visão sobre a cidade e recompor as direções partidárias.