Três meses após a revelação dos casos de trabalho análogo à escravidão em vinícolas da Serra, o governador Eduardo Leite dedicou o feriado de Corpus Christi a prestigiar os produtores e empresários de Bento Gonçalves. Além de participar da abertura da Fenavinho, onde fez um forte discurso em defesa do setor vitivinícola, Leite, o prefeito Diogo Segabinazzi e o deputado Guilherme Pasin visitaram uma propriedade de pequenos produtores no distrito de Faria Lemos.
O local fica no Vale Aurora, que está recebendo investimento de R$ 22 milhões em asfaltamento a partir de uma parceria entre governo do Estado e prefeitura. Leite foi recebido por um coral, que entoou músicas em italiano, e por uma mesa farta de guloseimas, além, claro, de vinho.
— A nossa produção foi vítima de ataques por episódios recentes, que a gente lamenta, mas que não vamos aceitar que manchem a história de trabalho, fé e dedicação de tantas pessoas para produzir com a qualidade que se produz na Serra. A serra gaúcha, com suas colinas e vales exuberantes, é a morada de um povo batalhador e apaixonado pelo que faz. Os nossos vinhos são a expressão máxima do nosso amor pela terra — disse o governador.
O governo federal também sinalizou apoio ao setor vitivinícola enviando para a abertura da Fenavinho o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e deputados federais e estaduais do PT.