O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Anunciado no ano passado, será inaugurado na sexta-feira (12) pela prefeitura de Porto Alegre o Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (Certa), dedicado ao diagnóstico e atendimento de crianças com autismo. Uma equipe multidisciplinar atenderá cerca de 300 crianças de até 12 anos, nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social.
Localizado na Avenida Bento Gonçalves, no Bairro Partenon, em um prédio cedido pelo governo do Estado, o espaço oferecerá atendimento gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS), com a gestão a cargo da Associação Hospitalar Vila Nova.
Autor da lei que criou formalmente o centro de referência, o vereador Claudio Janta (SD) visitou o local na última semana ao lado do coordenador do comitê gestor do Certa, Alceu Gomes Filho (ao centro na foto).
Janta destinou ao local todas as emendas impositivas (aquelas em que a prefeitura é obrigada a cumprir) às quais teve direito. Também foram recebidas emendas parlamentares federais.
O vereador lembra que a criação do centro de referência foi uma das condições para que seu partido apoiasse o prefeito Sebastião Melo na eleição de 2020:
— O único compromisso que exigimos foi a criação do centro de referência e diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos.
De acordo com Janta, também está nos planos da prefeitura abrir um novo espaço, na Avenida Sertório, para o atendimento de jovens entre 12 e 34 anos.