Em clima que em nada lembrou as disputas ruidosas à prefeitura de Canoas nas eleições mais recentes, o prefeito Jairo Jorge (PSD) e o deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) andaram lado a lado em Brasília, nesta terça-feira (23), em busca de recursos para amenizar a crise financeira do Hospital Universitário (HU). A instituição de saúde chegou a suspender procedimentos cirúrgicos em abril e maio, e enfrenta dívida estimada em R$ 14 milhões.
Na primeira parada, mais simbólica, Jairo e Busato se reuniram com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta (PT), único gaúcho do primeiro escalão de Lula. Em seguida, prefeito e deputado foram ao Ministério da Saúde pedir recursos para o HU. Ouviram do secretário-executivo adjunto, Elton de Melo, o indicativo de que o município deverá conseguir o dinheiro para quitar a dívida.
O recurso extraordinário para o hospital virá de um montante que originalmente seria destinado ao orçamento secreto. Jairo espera regularizar a situação do HU em um prazo de 30 a 60 dias. À coluna, o prefeito afirmou que o eventual colapso do hospital geraria um efeito dominó com efeitos sobre todo o sistema de saúde, inclusive em Porto Alegre. Sobre a cooperação com Busato, o prefeito elogiou:
— Essa união é fundamental, temos que deixar os nossas disputas particulares. Ele é o deputado da cidade, foi prefeito, conhece Canoas como poucos e é o nosso representante.
O deputado do União Brasil concorda:
— A questão é ajudar Canoas. Independentemente das disputas anteriores, temos que olhar para a frente e pela cidade. Questões menores precisam ser superadas, senão, quem sofre é a nossa população — observa Busato.
Outra demanda capitaneada por prefeito e deputado é a construção de uma ligação dos bairros Fátima e Rio Branco à BR-448 (Rodovia do Parque). Da reunião, ficou previsto um novo encontro com representantes da CCR ViaSul, que administra a rodovia federal, e da prefeitura, para destravar a obra, que deverá ajudar a desafogar a BR-116.