O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em mais uma etapa do movimento da Assembleia Legislativa para melhorar a educação do Rio Grande do Sul, uma comitiva de deputados estaduais viaja ao Nordeste na próxima semana. Nove parlamentares de diferentes orientações ideológicas vão conhecer de perto iniciativas que contribuíram para qualificar o ensino público nos últimos anos no Ceará e em Pernambuco.
Além do presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin (MDB), integram a comitiva os deputados Adriana Lara (PL), Cláudio Branchieri (Podemos), Eduardo Loureiro (PDT), Eliana Bayer (Republicanos), Sofia Cavedon (PT), Issur Koch (PP), Matheus Gomes (PSOL) e Valdir Bonatto (PSDB).
— Irão deputados de esquerda, de centro e de direita, demostrando a disposição da Assembleia em construir uma política de Estado efetiva para a educação - salienta Zanchin, que, ao final dos trabalhos, pretende propor um marco legal para a evolução da educação gaúcha
O grupo viaja na terça-feira (30) rumo ao Ceará. No dia seguinte, parte para Sobral, município cearense referência na qualidade de ensino. O secretário municipal de Educação, Herbert Lima, receberá os deputados gaúchos, que também visitam duas escolas na cidade.
Na quinta-feira (1º), os parlamentares se encontram em Fortaleza com a secretária de Educação do Ceará, Eliana Nunes Estrela, que apresentará as políticas educacionais do Estado.
No último dia da viagem, a comitiva parte para Pernambuco, onde será recepcionada pela secretaria estadual de Educação, Ivaneide Dantas. Ela demonstrará as ações implementadas pelo governo local para melhorar o ensino. Também está sendo organizada a visita a duas escolas em Recife.
Os parlamentares retornam ao Rio Grande do Sul ainda na sexta-feira (2).
Movimento pela Educação
Nesta sexta-feira (30), a Assembleia promoveu, em Restinga Sêca, o segundo dos nove encontros regionais previstos para discutir os caminhos para melhorar a educação. Mais de 300 pessoas estiveram no Auditório da Faculdade Antônio Meneghetti.
O vice-governador Gabriel Souza participou do evento e recebeu uma carta com o resumo do debate.