A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa lançou, nesta terça-feira (2) um site que permite monitorar obras escolares prometidas pelo governo do Estado. Chamado de Sistema de Monitoramento das Obras em escolas da rede pública, o site permite verificar as intervenções que foram anunciadas para as instituições da rede pública de ensino em 176 escolas em situação crítica em termos de infraestrutura.
O Executivo estadual anunciou, em fevereiro, um aporte extraordinário de R$ 30 milhões para atender situações mais urgentes. Pela ferramenta, comunidades das escolas e população devem acompanhar a situação das obras no Rio Grande do Sul. Segundo a presidente desta comissão da Assembleia Legislativa, deputada Sofia Cavedon (PT), o monitoramento online não vai incluir apenas as 176 escolas analisadas pelo Estado.
O site está em funcionamento, embora ainda estejam sendo cadastradas instituições de ensino. Para usar a funcionalidade, basta selecionar o município e a escola e depois clicar no botão pesquisar. Se a escola já tiver sido registrada, deverá ser gerada uma tabela, onde constam os problemas diagnosticados, o andamento das obras, o número de estudantes e eventuais observações.
Hoje, das 176 escolas com obras definidas como prioritárias pelo governo, são 82 escolas inseridas nesse sistema. Entre essas cadastradas, apenas 10 tiveram obras iniciadas e uma concluída, a EJA de Cachoeira do Sul (Paulo Freire). As outras 71 não tiveram nenhuma obra iniciada.