O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em julgamento realizado nesta sexta-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) cassou o mandato do prefeito de Caseiros, Leo Cesar Tessaro (MDB), e do vice, Mário Comparin (PSDB). Na mesma decisão, foi determinada a realização de nova eleição no município do Norte do Estado.
Tessaro e Comparin haviam sido absolvidos em primeira instância pela acusação de captação de recursos e gastos ilícitos com fins eleitorais. Eles teriam alugado um veículo e contratado seguranças para a campanha de forma irregular.
O Ministério Público Eleitoral ingressou com recurso, que foi julgado procedente pela maioria do pleno do TRE, vencidos os desembargadores eleitorais Gerson Fischmann e Caetano Cuervo Lo Pumo.
A defesa do prefeito argumenta que os gastos em questão não teriam sido contratados pela campanha majoritária, e sim por vereadores.
A advogada Maritânia Lúcia Dallagnol, que representa Tessaro, informou que ingressará com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reverter a decisão:
— Entendemos que há um excesso, que a Corte deu a solução que não é a mais correta diante da situação fática e jurídica, e vamos recorrer ao TSE.
Até a realização da nova eleição, a prefeitura de Caseiros será comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cleomar Cecchin (MDB).
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.