O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Por cerca de 48 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), será o governador do Rio Grande do Sul. Valdeci assumiu a chefia do poder Executivo na tarde deste domingo (11), em cerimônia realizada no Palácio Piratini, e permanece no cargo até o final da tarde de terça-feira (13).
O gesto de passar o governo por alguns dias ao presidente da Assembleia tem ocorrido todos os anos no Rio Grande do Sul, e simboliza um ato de prestígio ao poder Legislativo.
— É algo bastante salutar, que demonstra a harmonia e a confiança entre os poderes. Creio que é um bom exemplo para o país o que fazemos aqui no Estado. Sou da oposição, mas estarei aqui (no Piratini) com tranquilidade e absoluta normalidade — salientou Valdeci, pouco depois de receber o cargo de Ranolfo Vieira Júnior.
Em anos anteriores, o governador e o vice combinavam agendas fora do Estado na mesma data para cumprir o rito. Ranolfo, que não tem vice, aproveitou que terá compromissos em São Paulo e Brasília, nesta segunda (12) e na terça, para passar o cargo a Valdeci.
O momento mais relevante da passagem do deputado pelo Piratini será o ato de assinatura do termo de prorrogação, por mais 12 meses, do convênio entre os poderes e órgãos autônomos para o Movimento Rio Grande contra a Fome, força-tarefa idealizada por Valdeci enquanto presidente da Assembleia. A cerimônia está marcada para as 11h desta segunda.
No período em que o deputado do PT responder pela chefia do Executivo, a Assembleia será comandada pelo deputado Luiz Marenco (PDT), primeiro vice-presidente da Casa.
Agendas de Ranolfo
Fora do Estado, o governador Ranolfo Vieira Júnior concederá entrevista em São Paulo nesta segunda, antes de embarcar para Brasília, onde se reúne com a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal.
No dia seguinte, Ranolfo participa de reunião do Fórum de Governadores na Capital Federal. Na sequência, ele retorna ao Rio Grande do Sul e reassume o cargo no final do dia.