Integrante do grupo da infraestrutura na transição, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) garantiu nesta quinta-feira (15) que o governo Lula vai rever o modelo de concessão de rodovias federais do Rio Grande do Sul à iniciativa privada. A proposta de conceder parte da BR-290, da BR-116, da BR-158, da BR-392, além da nova ponte do Guaíba, avançou no governo de Jair Bolsonaro e prevê a criação de 13 novas praças de pedágio no Estado.
A proposta é alvo de reclamações de prefeitos e usuários das rodovias, em razão do custo das tarifas de pedágio, consideradas muito elevadas, da localização das praças e da demora para a realização de obras necessárias.
Durante reunião-almoço promovida pela Associação de Municípios da Região Metropolitana (Granpal), Pimenta foi aplaudido pelos prefeitos quando relatou que o grupo de transição solicitou formalmente ao governo Bolsonaro que não leve o projeto adiante. O deputado também criticou a realização de uma única audiência pública para discutir o assunto, no mês passado, em Brasília. Além do valor da tarifa, os prefeitos reclamam da localização das praças de pedágio.
À coluna, Pimenta afirmou que o novo modelo será construído em 2023, mas adiantou que os valores dos pedágios deverão ser menores:
— Com certeza essa nova etapa de concessões aqui do Rio Grande do Sul vai ser reavaliada e vai passar a existir dentro de um outro parâmetro, uma outra visão, que vamos construir no decorrer do ano que vem.
O deputado ressaltou que o novo governo vai rediscutir as concessões e permissões à iniciativa privada em todo o país, a fim de equilibrar o interesse do mercado com a necessidade de investimentos em infraestrutura:
— Quem quiser comer o churrasco vai ter de ajudar a lavar os espetos. Não pode só levar o filé, tem de levar o osso também. Isso vale para aeroportos, hidrovias, é uma visão geral sobre como tratar concessões e permissões públicas.
Presidente da Granpal, o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, disse que a principal preocupação dos gestores municipais é a instalação de pedágios dentro dos municípios ou nos acessos municipais.
— Temos procurado atrair o maior número possível de investidores. Quando a gente fala de uma praça de pedágio em nosso município ou no limite, estamos repelindo os investimentos. Essa é a preocupação dos prefeitos.
No almoço, Pimenta também disse que o novo governo pretende ampliar o diálogo com os Estados. O deputado já se reuniu com o governador Ranolfo Vieira Junior e com empresários gaúchos, com o objetivo de construir o que chama de “agenda comum” do Estado.
Cotado para assumir o Ministério da Comunicação, Pimenta sorriu e desconversou ao ser questionado sobre o assunto:
— Isso tu tem que perguntar para o Lula.
Além de Pimenta, o vice-governador eleito Gabriel Souza participou do evento, em um hotel na zona norte de Porto Alegre.
Torcida do vice-governador
Ao iniciar seu discurso no almoço da Granpal, Gabriel Souza revelou que está na torcida para que Paulo Pimenta seja confirmado no ministério de Lula.
— Estamos na torcida que tenha gaúcho no ministério — disse Gabriel.
— Vai ter — respondeu Pimenta.
— Não posso arriscar um palpite, mas minha torcida tu tens — devolveu o vice-governador eleito.