Com sete deputados na Assembleia em 2023, a segunda maior bancada, o Progressistas (PP) deverá ser procurado pelo governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) assim que ele retornar da viagem que fará à Bahia. Leite, que está em Brasília, retorna a Porto Alegre no dia 20. Ele passará o feriadão na Bahia, para participar de um casamento, e aproveitará para descansar até o fim de semana.
Apesar de os deputados Frederico Antunes e Silvana Covatti terem apoiado o ex-governador no segundo turno, contrariando o partido, que optou por Onyx Lorenzoni (PL), o PP só aceitará conversar com Leite sobre eventual participação no governo se o diálogo for com toda a bancada. A tendência é que o partido seja convidado a ocupar uma secretaria e que aceite pela afinidade com o projeto de Leite.
Em comparação com 2018, quando integrou a chapa majoritária, com Luis Carlos Heinze como candidato ao Senado, desta vez o papel do PP na eleição foi próximo do irrelevante. No primeiro turno, o partido tinha candidato próprio (Heinze). No segundo, optou por Onyx. Frederico e a família Covatti abriram uma dissidência e trabalharam por Leite.