O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Empenhados no objetivo de fazer da rede municipal de Passo Fundo uma referência de ensino de qualidade, o prefeito Pedro Almeida (PSD) e um grupo de professores viajaram para o Ceará e para São Paulo nos últimos dois dias para conhecer ferramentas e iniciativas que podem ser implementadas pela cidade do norte do Estado. O primeiro destino foi Sobral, município cearense com as melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2021.
Neste caso, o mais interessante é que a comitiva gaúcha viajou ao Nordeste não apenas para aprender sobre as políticas públicas que dão resultados há décadas no Ceará, mas também apresentar as ações adotadas em Passo Fundo. Em linhas gerais, a estratégia montada por Almeida e pelo secretário da Educação, Adriano Teixeira, é um plano de combate à desigualdade educacional.
A partir da constatação de que a covid-19, com escolas fechadas por quase dois anos, provocou atrasos, a prefeitura criou mecanismos de enfrentamento à desigualdade como o Centro pós-covid, um espaço multidisciplinar dedicado ao tratamento especializado de questões psicopedagógicas decorrentes do coronavírus para alunos da Educação Infantil ao nono ano. Quando um professor percebe que um dos alunos não aprende ou regrediu porque está traumatizado pelo isolamento, pela violência doméstica ou por ter perdido algum familiar, a coordenação pedagógica avalia esse aluno e encaminha para o Centro pós-covid.
Usando recursos tecnológicos, o trabalho em Passo Fundo começa pelo mapeamento das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da rede municipal. Vistos em conjunto, os dados permitem desenhar um planejamento específico para cada escola.
Outra iniciativa já implementada são as atividades em turno inverso para os alunos do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental como forma de preencher as lacunas de aprendizado em Matemática, Linguagens e Ciências Naturais e Humanas.
Nesta quinta-feira (10), Almeida e a comitiva de professores cumpriu agenda na sede da multinacional Google, em São Paulo. O compromisso serviu para explanar as políticas implementadas em Passo Fundo e estreitar a parceria com a empresa e encontrar novas ferramentas tecnológicas que possam ser usadas na educação.
— Passo Fundo tem o privilégio de estar aqui na Google conhecendo as melhores práticas e ferramentas. Já estamos revolucionando a educação em Passo Fundo e vamos fazer ainda mais — diz o prefeito.