Depois dos erros no primeiro turno, as pesquisas já divulgadas deste segundo mostram diferenças significativas nos números dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Embora todas mostrem Lula em primeiro lugar, como ocorreu nas urnas de 2 de outubro, a vantagem difere de instituto para instituto.
A primeira divulgada, a do Ipec, apontou 55% dos votos válidos para Lula e 45% para Bolsonaro. A vantagem de 10 pontos percentual é a maior das três já conhecidas.
A do PoderData, divulgada na manhã desta quinta-feira (6), dá 52% para Lula e 48% para Bolsonaro. A vantagem é de apenas quatro pontos percentuais, o que se caracteriza como empate técnico, dado que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A Genial Quaest apurou 54% para Lula e 46% para Bolsonaro, o que significa oito pontos de vantagem do ex-presidente. Esses índices são uma dedução da coluna, porque o instituto resolveu inovar na forma de divulgar os dados. Informou no título do seu material de divulgação que "no segundo turno Lula tem entre 46% e 50% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem entre 39% e 43%". E acrescentou, para usar os dados na forma como são divulgados pelo TSE, com a exclusão de brancos e nulos:
"Em votos válidos, isso significa que Lula poderia ter entre 52% e 56% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro poderia ter entre 44% e 48%".
Os três concordam que Lula está à frente, mas como explicar que um dê 10 pontos de vantagem, outro oito e o terceiro quatro? A metodologia, a amostra ou a incapacidade de captar o sentimento do eleitor? Os dois primeiros fazem pesquisas presenciais. O PoderData, por telefone.
Ficha técnica:
Genial/Quaest
- 2 mil entrevistas
- Data: 3 a 5 de outubro
- Margem de erro: 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%
- Registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07940/2022
Ipec
- 2 mil entrevistas
- Data: 3 a 5 de outubro
- Margem de erro: dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%
- Registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-02736/2022.
PoderData
- 3.500 entrevistas
- Data: 3 a 5 de outubro
- Margem de erro de dois pontos percentuais
- Registro no Tribunal Superior Eleitoral: TSE-BR 08253/2022