O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Após decidir pelo apoio a Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno, o PP do Rio Grande do Sul recebe o candidato nesta segunda-feira, às 10h30min, em sua sede estadual, no centro de Porto Alegre. O senador Luis Carlos Heinze, derrotado no primeiro turno, estará presente.
Em ato simbólico, Onyx receberá o plano de governo apresentado por Heinze na campanha. Ele já se comprometeu a adotar propostas apresentadas pelo progressista na semana passada.
Embora tenham disputado eleitorado semelhante, vinculado ao presidente Jair Bolsonaro, Heinze e Onyx não se digladiaram no primeiro turno.
Ficha um
Primeiro suplente do PP gaúcho na Câmara Federal, o deputado estadual Sérgio Turra surge como ficha um do partido para ocupar cargos no governo estadual e até mesmo na máquina federal, em caso de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
Turra conquistou 87,3 mil votos, contingente superior à votação de nove dos 31 eleitos para a Câmara Federal pelo Estado.
Linha de frente
Frustrado na tentativa de se eleger deputado federal, o ex-prefeito de São Gabriel Rossano Gonçalves (PL) está disposto a integrar o governo do Estado em caso de vitória de Onyx Lorenzoni.
Números
O ex-prefeito de Gravataí Marco Alba (MDB) garante que apoiou Roberto Argenta (PSC) no primeiro turno da eleição estadual e Simone Tebet (MDB) para a presidência. Na sexta-feira, Alba e seu grupo político declararam apoio a Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno, mas correligionários apontaram que o engajamento com Onyx e Jair Bolsonaro (PL) vem desde o primeiro.
Argenta fez apenas 1,13% dos votos no município da Região Metropolitana. Onyx chegou na frente, com 42,79%. Para a presidência, Bolsonaro venceu com 51,72%, enquanto Tebet marcou 5,24%.
Marco Alba, que ficou na suplência, fez 34,33% dos votos para a Câmara Federal em Gravataí. A esposa, Patrícia Alba, fez 21,96% dos votos na cidade e foi reeleita para a Assembleia.
Deu Onyx
Berço eleitoral de Gabriel Souza, vice de Eduardo Leite, Tramandaí deu a vitória a Onyx Lorenzoni no primeiro turno. Ele fez 36,1%, contra 34,2% de Leite e 22,6% de Edegar Pretto (PT). Em 2018, o tucano venceu nos dois turnos no município.