O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Faltando três semanas para o primeiro turno das eleições, durou cerca de 20 minutos a sessão plenária híbrida desta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa. Os 48 deputados presentes cantaram o Hino Nacional, ouviram dois breves discursos e, antes das 15h, encerraram a sessão solene alusiva à Revolução Farroupilha com a execução do hino rio-grandense. Não houve votações.
— A Revolução Farroupilha tem que ser lembrada e analisada de uma forma ampla, de forma que se enalteçam as virtudes, mas também sem que se apague da história as muitas perdas humanas, as injustiças e as crueldades cometidas — discursou o presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira.
A suspensão das votações na Assembleia já estava prevista desde meados de agosto por acordo entre os líderes das bancadas partidárias. Na prática, como todos os 55 deputados estaduais concorrem à reeleição ou disputam outros cargos em outubro, a Assembleia voltará a analisar projetos apenas depois do primeiro turno, em 2 de outubro.
Na próxima terça-feira, dia 20, não haverá votações em função do feriado. E na semana derradeira antes das eleições, as sessões também estão suspensas.