Com um conjunto de programas para transformar a educação nas escolas municipais, a prefeitura de Passo Fundo apresentou nesta sexta-feira (5) mais uma iniciativa para estimular os estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental a buscarem melhor desempenho na escola. Os melhores em matemática, linguagens, ciências humanas e ciências naturais serão contempladas com uma viagem a Barcelona, em maio de 2023. Não apenas os alunos, mas também um responsável da família, o professor ou professora da respectiva disciplina e o coordenador pedagógico da escola com melhor resultado.
Por que Barcelona? Porque a capital catalã é o centro do movimento Cidades Educadoras, ao qual Passo Fundo aderiu e se comprometeu com suas metas. O anúncio dos vencedores será feito em novembro para que os estudantes e suas famílias tenham tempo para fazer passaporte e se preparar para a viagem, que será toda custeada pela prefeitura. Os prefeitos e os secretários que acompanharão a missão viajarão às próprias custas.
A Missão Barcelona é coordenada pelo secretário da Educação, Adriano Teixeira, que recebeu a tarefa do prefeito Pedro Almeida, um entusiasta da modernização dos métodos de educação para conectar os alunos com as exigências do século 21.
— Hoje temos em Passo Fundo sobra de vagas de emprego que não conseguimos preencher porque faltam profissionais com a formação adequada. Entendemos que se a gente oferecer educação digital para as crianças estaremos preparando os profissionais do futuro — justifica o prefeito.
A educação digital na cidade que neste fim de semana completa 165 anos já é realidade para os 18 mil alunos. Todas as salas de aula têm TVs de 50 polegadas, lousas digitais e programas para aulas em diferentes áreas. Todas as escolas e professores receberam computadores pessoais e foram treinados para usar a tecnologia a serviço da educação.