Ainda sem abrigo para a candidatura de Lasier Martins, que concorre à reeleição ao Senado, o Podemos se reúne no domingo (24) para a convenção partidária sem ter definido aliança para a eleição estadual. Segundo o presidente da legenda no Rio Grande do Sul, Everton Braz, o Podemos deve aprovar um indicativo de apoio à reeleição do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), mas a convenção delegará à executiva do partido a missão de fechar uma aliança até 5 de agosto.
O Podemos aguarda por duas definições: primeiro, saber em qual palanque estará Ana Amélia Lemos (PSD), que busca retornar ao Senado. Segundo, esperar pelo posicionamento do MDB, que ainda não decidiu se apoia Leite ou vai com candidatura própria ao governo do Estado.
— Recebemos um contato do PL, mas não evoluiu. Estamos aguardando porque ainda não sabemos como fica a situação da senadora Ana Amélia, ela tem conversas com o MDB, talvez PDT, PSB. Avaliamos que o ideal seria que o senador Lasier pudesse ser o candidato da coligação — afirma Braz.
Nesta semana, Ana Amélia voltou a conversar com Leite e há tucanos que consideram a aliança praticamente pavimentada.
Apesar de considerar que a melhor hipótese para o Podemos seria ter Lasier disputando como único candidato ao Senado em uma chapa competitiva, o partido entende que o senador e Ana Amélia poderiam dividir o palanque tucano no Estado. Essa construção não tem chance de prosperar, porque seria ruim para os dois. Além de não somarem os votos, como ocorria no tempo da sublegenda, nenhum dois poderiam usar o tempo da coligação na propaganda de rádio e TV, mas apenas o de seus respectivos partidos, favorecendo os adversários.
Lasier confirma a tendência é o Podemos aprovar indicativo de apoio a Leite, mas ressalta que a posição "não é certa" e que "pode haver mudanças". No domingo, o partido deve confirmar as candidaturas a deputado federal e estadual, sem encaminhamento para a situação do senador. À coluna, Lasier reconhece que seria vantajoso disputar a eleição como candidato único, mas diz que a decisão está nas mãos do partido.
— Eu não sei se haverá divisão (de palanque), isso é uma coisa que o Leite vai ter que decidir, entre mim e a Ana Amélia.
A convenção do Podemos será na Câmara Municipal de Porto Alegre, no domingo, das 9h ao meio dia.