Depois de uma reunião da ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) com o ex-governador Eduardo Leite e com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, sobrinho dela, o deputado Mateus Wesp (PSDB) está convencido de que a aliança está praticamente fechada.
De Mostardas, onde degustou um cordeiro salineiro, Ana Amélia foi mais comedida:
— Todas as conversas são boas e construtivas. Todos querem o melhor para o nosso Estado. Creio que o martelo da aliança do PSD será batido na convenção do partido, marcada para 1° de agosto.
O MDB ainda não perdeu a esperança de ter a senadora em seu palanque, caso a convenção de 31 de julho aprove a candidatura própria.
Em Mostardas, Ana Amélia recebeu um apoio importante para sua campanha: o prefeito Moisés Pedone (PP), informou que vai trabalhar pela eleição da ex-senadora, mesmo ela não estando mais no partido. Pedone comunicou ao presidente do PP, Celso Bernardi, que não apoiará a candidata oficial Nádia Gerhard.
Filiado desde 1998, o prefeito disse a Bernardi que apoiará Ana Amélia por ser defensora do municipalismo e que, se o partido achar prudente tomar alguma medida, sua filiação está à disposição. E justificou:
— Os municípios estão cada vez mais prejudicados no debate nacional e são neles que as pessoas vivem, produzem e demandam os seus problemas. Não precisamos de representantes que defendam “armas” ou discursos de ódio. Precisamos sim é falarmos e resolvermos problemas como a tão sonhada reforma tributária, mas acima de tudo, a defesa do municipalismo.
Pedone avisou também que nos próximos dias também abrirá seu apoio ao candidato Eduardo Leite. Disse que “o momento atual nos exige olharmos resultados na prática, gestão e acima de tudo compromisso com os Municípios e seu povo”.
Sinais do MDB
Ao chegar à Casa Civil na terça-feira (19), acompanhando um grupo de prefeitos do consórcio da Região Norte para tratar de pavimentação de rodovias estaduais, a pedido deles, Ana Amélia encontrou um dos protagonistas das articulações no MDB, o prefeito de 15 de Novembro, Gustavo Stolte.
Stolte é presidente da Associação dos Prefeitos e Vices do MDB e defensor aguerrido da aliança com Eduardo Leite. Na véspera, ele comemorou a vitória da tese por 52 a 10 na reunião dos prefeitos do partido.
Mínimo regional
Na volta do recesso parlamentar, o governador Ranolfo Vieira Júnior encaminhará à Assembleia Legislativa o projeto de reajuste do salário mínimo regional.
O índice ainda não está definido, mas a tendência é de fique longe da inflação de 10,06% registrada em 2021.
Os trabalhadores querem mais, os empresários tentam acabar com o piso regional.