O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em nota pública direcionada ao partido, o movimento da Juventude do MDB no Rio Grande do Sul rejeitou a composição para o apoio ao ex-governador Eduardo Leite (PSDB) na eleição estadual. O movimento, que implicaria na retirada da pré-candidatura de Gabriel Souza, está sendo incentivado pela cúpula nacional da sigla, em troca do suporte dos tucanos à presidenciável Simone Tebet.
No comunicado, o movimento manifesta “apoio incondicional” a Gabriel e diz que o MDB é o partido “mais forte e aguerrido do Estado”.
“Por isso, em total INCONFORMIDADE com os conteúdos divulgados pela imprensa gaúcha e nacional nos últimos dias, reiteramos que NÃO aceitamos compor chapa com quem quer que seja em posição que não a de GOVERNADOR”, diz a manifestação.
À coluna, o presidente da juventude do MDB gaúcho, Ivan Maurina, também disse que, caso Leite anuncie a pré-candidatura à reeleição, o movimento exigirá imediatamente que a sigla entregue os cargos e deixe formalmente o governo.
A nota da juventude do partido, que tem cerca de 20% dos assentos do diretório estadual, pode ser entendida como uma resposta às manifestações do ex-governador Germano Rigotto e do ex-senador José Fogaça, que defenderam, na quarta-feira (9), o diálogo com o PSDB.
Entusiastas do acerto apontam que, nesse caso, Gabriel poderia compor a chapa como vice de Leite.
Leia a íntegra da nota:
NOTA AO MDB/RS
A Juventude do MDB do Rio Grande do Sul vem a público manifestar seu apoio incondicional à pré-candidatura do deputado Gabriel Souza a GOVERNADOR do Estado.
Somos o partido mais forte e aguerrido do Estado pela história de lutas e conquistas, mas, principalmente, pela força da nossa militância espalhada pelos 497 municípios gaúchos.
Somos também o maior partido, com 1154 vereadores, 135 prefeitos (incluindo a capital Porto Alegre), 125 vice-prefeitos, oito deputados estaduais, quatro deputados federais, três ex-senadores e quatro ex-governadores.
Somos, acima de tudo, o MDB da BASE, que merece ser ouvida na tomada das decisões sobre o futuro do partido e do Rio Grande.
Por isso, em total INCONFORMIDADE com os conteúdos divulgados pela imprensa gaúcha e nacional nos últimos dias, reiteramos que NÃO aceitamos compor chapa com quem quer que seja em posição que não a de GOVERNADOR.