Causou revolta entre tradicionalistas e parlamentares ligados ao setor rural o projeto que pretende proibir os rodeios no Rio Grande do Sul. A proposta foi protocolada na Assembleia nesta quarta-feira (4) pelo deputado Rodrigo Maroni (PSDB). O parlamentar diz que a maioria dos rodeios não oferecem boas condições para os animais.
— Não temos nada contra rodeios. A questão para mim é que não pode ter animais. Quem acredita que qualquer animal que está ali sendo exposto, com medo, apanhando, sofrendo com lesões das esporas, pode estar feliz? — explica Maroni.
O vice-presidente Campeiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nicanor Castilhos, considera o projeto "absurdo" e afirma que Maroni não tem "grande conhecimento" sobre o assunto. Segundo Castilhos, uma das fotos utilizadas por Maroni em uma rede social seria de uma vaquejada, e não de um rodeio. Ocorre que as vaquejadas não são tradicionais no Estado.
O vice-presidente do MTG assegura que os rodeios seguem uma série de exigência da legislação, includindo a presença de um veterinário.
— Existem cuidados, tem uma legislação a cumprir. Se tu fores a um rodeio, não vai ter um cavalo feio e magro. O pelo é bem escovado, os animais são bem nutridos.
O projeto também causou polêmica no PSDB, partido ao qual Maroni está filiado há pouco mais de um mês. O PSDB Agro lançou nota oficial repudiando o projeto. Já o presidente estadual do partido, Lucas Redecker, disse que é "100% contrário" à proibição dos rodeios, mas defendeu a autonomia do deputado para apresentar a proposta.
— Vivemos em um Estado em que os rodeios não são só manifestação cultural, mas uma cadeia econômica com milhares de empregos. Eu sou tradicionalista, acompanho rodeios, provas. Os proprietários zelam pelos animais. É retrocesso (o projeto), mas vivemos em uma democracia — pondera Redecker.
O deputado estadual Sérgio Turra (PP) subiu o tom contra o colega de Assembleia. Ligado ao agronegócio, Turra defendeu a importância econômica e cultural dos rodeios e disse que já iniciou a mobilização contra o projeto.
— Só pode ser fruto de alguém que não conhece o rodeio, de alguém que provavelmente tenha sido criado de pantufa em apartamento — disparou.