O deputado estadual Issur Koch (PP), que também é professor e escritor, lançou um projeto para incentivar a leitura e preservar a saúde mental. Há cerca de duas semanas, o parlamentar colocou uma estante com livros para retirar ou trocar gratuitamente no 11º andar da Assembleia Legislativa, em frente ao seu gabinete (confira a foto abaixo). A iniciativa já é um sucesso, garante Issur:
— Tem livros muito bons, como O Código Da Vinci. Vem pessoas de outros corredores, de entidades. A leitura contribui para a saúde mental e também facilita o acesso aos livros — diz o deputado.
Pelo menos 120 títulos já foram disponibilizados na prateleira organizada pelo parlamentar. As obras incluem best sellers, livros infantis, documentos históricos e publicação do Direito, como constituições.
Batizada de “Pegue Leve”, a iniciativa é uma reedição de outro projeto desenvolvimento pelo deputado quando era vereador em Novo Hamburgo. Issur conversa com entidades e empresas para replicar a experiência em outros municípios do Interior do Estado.
Os livros foram doados pelas bibliotecas públicas de Novo Hamburgo e Sapiranga, pelo deputado e pela sua equipe. A estande foi paga por Issur com recursos próprios.
Fiscalização via satélite
Sem custo para os cofres públicos, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais vai ajudar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a fiscalizar a execução de obras rodoviárias. O INPE cederá fotos de satélite para o TCE.
O acordo de cooperação foi alinhavado ontem, durante visita do presidente do TCE, Alexandre Postal, ao diretor Clezio Marcos De Nardin. Foram discutidos detalhes referentes ao termo de cooperação para o acesso a imagens de satélite pelo TCE-RS.
A inovação é uma das metas de Postal para tornar mais eficaz e eficiente o trabalho de auditoria da aplicação dos recursos públicos desenvolvido pelo órgão de controle.