A última esperança do MDB de ter José Ivo Sartori como candidato a governador ou a senador ruiu na manhã desta quinta-feira (24). Em vídeo de pouco mais de dois minutos divulgados em suas redes sociais, Sartori avisou que não será candidato em 2022.
No vídeo, o caxiense afirma que "é preciso abrir oportunidades" e que irá apoiar o candidato do seu partido. Em um dos trechos, o ex-governador faz uma reflexão sobre seu governo e avalia que os gaúchos foram entendendo que as medidas duras tomadas entre 2015 e 2018 faziam todo o sentido. "Ali começou uma grande mudança da realidade do nosso Estado e isso me honra, honra a minha família e toda a nossa equipe de governo. Um legado administrativo, financeiro e social", disse Sartori .
O ex-governador também destacou que vai seguir colaborando e que seu compromisso com o Rio Grande continua igual: "As eleições estão chegando e não vou deixar de cumprir o meu papel. Mas desta vez, não mais como candidato. E digo isso de maneira clara e transparente para deixar todos muito à vontade para seguirem seus rumos. Os ciclos mudam. Novas lideranças surgem".
Sartori também agradeceu pelas mensagens de carinho e apoio que tem recebido e encerrou sua manifestação exaltando a esperança, a solidariedade, o diálogo e a verdade.
Para além da afirmação de que não será candidato, o gesto de Sartori pode ser interpretado como um aval a processo de escolha pelo diretório estadual. Divulgando o vídeo no dia da inscrição das pré-candidaturas, sartori reconhece como legítima a eleição de domingo.
Ao afirmar que apoia o surgimento de novas lideranças, o ex-governador vê uma “mudança de ciclo” e incentiva a criação de “oportunidades” que renovem o partido, o que pode ser interpretado como apoio indireto ao deputado Gabriel Souza, seu líder de governo, que formalizou a inscrição nesta manhã.
Sartori, assim como o ex-vice-governador José Paulo Cairoli, não assinou a carta do grupo que contesta a legitimidade e a legalidade da escolha pelo diretório estadual.