Às vésperas do prazo derradeiro para a desincompatibilização de quem vai concorrer em outubro, o Rio Grande do Sul tem cinco prefeitos que optaram por interromper o mandato conquistado em 2020. Todos estão deixando as prefeituras um ano e três meses depois de assumir o mandato atual. Até o momento, são três do MDB, uma do PP e um do PL.
No MDB, saem os prefeitos de Rio Pardo, Edivilson Brum, de Canguçu, Marcus Vinicius Pegoraro, e de Jaguarão, Favio Marcel Telis González. Irmão do deputado Edson Brum, hoje secretário do Desenvolvimento Econômico e indicado para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Edivilson vai tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Pegoraro também concorre a deputado estadual, e Telis a federal.
O prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, do PL, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (30) para ser candidato a deputado federal.
Aos 59 anos, Rossano estava no quinto mandato de prefeito (foi reeleito em 2020). O vice-prefeito Lucas Menezes tomará posse como prefeito às 10h desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores.
A única prefeita do PP a renunciar ao cargo para ser candidata é Marcia Rossatto Fredi, de Fortaleza dos Valos. Em 2020, foi reeleita como candidata de consenso no município. O PP fez oito dos nove vereadores da cidade. Marcia deverá concorrer a deputada estadual.
Entre os grandes partidos, PT, PSDB, PDT e PTB não têm, até agora, nenhum prefeito disposto a renunciar para disputar outro cargo. Os tucanos Paula Mascarenhas (Pelotas) e Jorge Pozzobom (Santa Maria) estavam dispostos a sair para concorrer ao Piratini, mas o PSDB decidiu que seu pré-candidato será o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que amanhã assume como governador.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.