Em quase 95 anos de história, a Prefeitura de Novo Hamburgo nunca teve tantas mulheres no primeiro escalão como atualmente.
A prefeita Fátima Daudt, que está no segundo mandato, formou seu secretariado com sete mulheres, incluindo a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, área que é administrada por homens em quase todos os municípios gaúchos. A secretária é Greyce da Luz.
Em Novo Hamburgo, as mulheres comandam também as pastas do Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Educação, a Procuradoria-Geral do Município, a Comusa e a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). Já os homens estão à frente de outras 10 secretarias, autarquias e da empresa Fenac.
— As mulheres são maioria na população. Nada mais justo que ocupem os espaços de representação da sociedade de forma equânime. Não apenas para fazer número, mas porque são competentes e qualificadas para as funções às quais foram designadas — justifica a prefeita.
Eleita pelo PSDB, a prefeita de Novo Hamburgo vem sendo cortejada pelo MDB, para ser vice, e pelo PSD para concorrer a governadora, mas ainda não deu resposta ao presidente do partido, Gilberto Kassab.
No PSDB, a prefeita não figura entre os possíveis candidatos ao Piratini. A preferência é por uma aliança com o MDB, que deve indicar o cabeça de chapa.