Ainda sem saber se terá candidato próprio ao Piratini ou participará de uma aliança, o PSDB deu início no fim de semana, por Caxias do Sul e Canela, a uma série de encontros regionais batizados de Caravana 45. Na ausência do governador Eduardo Leite, que estava retornando da Escócia, onde participou da COP-26, coube ao vice-governador Ranolfo Vieira Júnior defender o legado do governo dos dois.
Ranolfo destacou o bom momento do PSDB no Estado, com o equilíbrio das contas, salários em dia e retomada de investimentos em áreas importantes e expressou a confiança de que Leite vencerá a prévia do partido, marcada para 21 de novembro. Filiado recentemente ao PSDB, Ranolfo, cotado para concorrer a governador, não poderá votar na prévia, porque a eleição é restrita a quem entrou no partido até 31 de maio.
O presidente estadual do PSDB, Lucas Redecker, destacou a lealdade do vice ao governador e elogiou a gestão do tucano na segurança pública:
— Não tem pessoa mais legítima que possa dar sequência a esse legado no governo do Estado e ser o nosso candidato do que o nosso vice-governador, Delegado Ranolfo.
Também secretário da Segurança Pública, Ranolfo disse que está preparado para a missão que lhe couber:
— Estou à disposição do partido. Tenho trabalhado muito ao lado do Eduardo para alcançarmos resultados importantes à população. O foco é esse, mas estou pronto para os desafios que virão ao longo do ano que vem.