O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Os presidentes estaduais do Democratas (DEM), Rodrigo Lorenzoni, e do PSL, Nereu Crispim, emitiram nesta quarta-feira (20) uma nota de repúdio aos movimentos do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Luiz Carlos Busato. O ex-prefeito de Canoas foi convidado para assumir a presidência estadual do União Brasil, partido que resultará da fusão entre o DEM e o PSL, e passou a contatar vereadores, prefeitos e líderes dois partidos no Estado.
No comunicado, os dirigentes classificam o comportamento de Busato como "oportunista e incompatível com a elevada prática política". Eles afirmam que o secretário está "assediando de forma vil os mandatários e líderes partidários de ambos partidos".
Lorenzoni e Crispim lembram que, até que a fusão seja homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral e o União Brasil seja constituído, as executivas locais do DEM e do PSL continuam existindo.
"Além de inoportunas, as investidas do sr. Busato não respeitam as instâncias de diálogo adequadas, revelando alto grau de desrespeito, deslealdade e inadequação na forma de fazer política", diz a nota.
Os dirigentes também pedem prudência aos correligionários, para que sejam preservadas suas histórias políticas e partidárias.
À coluna, Lorenzoni disse que a manifestação é uma defesa institucional do DEM e do PSL:
— Não nos parece correto que um agente externo a esse processo da fusão passe por cima de todas as instâncias organizacionais e vá assediar diretamente as nossas lideranças.
O convite para que Busato assuma o União Brasil foi oficializado em uma videoconferência com o vice-presidente nacional do partido, Antônio Rueda, com o secretário-geral, ACM Neto, e o deputado estadual Ruy Irigaray (PSL).
Ministro no RS
O ministro do Turismo, Gilson Machado, aceitou o convite do deputado federal Marcel van Hattem (Novo), do prefeito Danrlei Pilatti (PP) e do presidente da Câmara de Vereadores, Maico Morandi (PP), para visitar o município de Nova Pádua. A data prevista para a viagem é 5 de novembro.
Nesta quarta, em Brasília, Pilatti apresentou ao ministro o projeto de ampliação do Belvedere Sonda, principal ponto turístico do município, que terá uma plataforma de vidro.
Machado pediu que o plano de ampliação completo seja enviado ao ministério, que vai avaliar a inclusão do projeto no portfólio oferecido a investidores estrangeiros.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.