Eleito presidente de Cabo Verde em primeiro turno neste domingo (17), o professor universitário José Maria Neves teve a campanha coordenada por profissionais brasileiros, em sua maioria do Rio Grande do Sul. A coordenação de marketing ficou a cargo do jornalista e consultor gaúcho Marcos Martinelli, que comandou uma equipe de profissionais brasileiros na missão.
Neves obteve maioria de 51,5% dos votos, em eleição disputada contra outros seis candidatos. Ele já havia sido primeiro-ministro de 2001 a 2016 e, desde então, atuava como professor. Fez doutorado em administração pública na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. O presidente eleito integra o Partido Africano da Independência de Cabo Verde, de centro-esquerda.
Foi a segunda experiência internacional vitoriosa de Martinelli. Em 2011, ele coordenou a campanha de Pedro Passos Coelho, que foi eleito primeiro-ministro de Portugal.
No Rio Grande do Sul, o consultor coordenou as campanhas de José Ivo Sartori ao governo do Estado, em 2014, e de José Fortunati à prefeitura de Porto Alegre, em 2012 e 2020.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.