Na cidade que deu ao Rio Grande do Sul três dos quatro governadores eleitos pelo MDB desde a redemocratização — Caxias do Sul — , o partido fez uma homenagem a Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori nesta sexta-feira (22), em mais uma edição do projeto Caminhos do Rio Grande. Por causa da pandemia, Simon optou por participar em modo virtual e apareceu no telão para uma plateia que aplaudiu de pé os três ex-governadores.
Uma revista com as realizações das quatro gestões do MDB — a outra foi a de Antônio Britto, nascido em Santana do Livramento — foi entregue aos ex-governadores e está disponível para os filiados no site do partido.
Primeiro a falar, Sartori saudou os dois mais novos integrantes do MDB, os empresários Roberto Argenta e José Paulo Cairoli. Disse que Argenta já lhe informou que deseja ser candidato a governador e que Cairoli ainda não confirmou se aceita concorrer, mas que tem certeza de que o partido poderá contar com os dois.
Sartori elogiou Cairoli pela lealdade e saudou o presidente do MDB, Alceu Moreira. Enalteceu a mobilização que ele está fazendo, mas não mencionou que Alceu é candidato declarado a governador.
Quando falou das duas vezes em que concorreu ao Piratini e disse que “parece que hoje o povo está dizendo que o gringo estava certo”, a plateia se empolgou. Aos aplausos somaram-se gritos de “um, dois, três, Sartori outra vez”.
O ex-governador respondeu que é a favor da renovação, que o MDB tem grandes nomes aptos a concorrer e recomendou a Alceu que esgote a discussão do plano de governo e marque uma prévia para dezembro.
Rigotto falou das dificuldades enfrentadas quando governou o Estado e disse que se hoje o governo está conseguindo fazer investimentos é porque uma semente foi plantada na administração de Sartori. O ex-governador elogiou Alceu por ter organizado a mobilização do MDB e disse que o candidato não precisa ser escolhido necessariamente em 4 de dezembro.
— Se tiver que ter uma prévia, vamos ter prévia, sem nenhum tipo de problema. O 4 de dezembro deve ser o dia da festa do plano de governo. O candidato, podemos escolher depois — sugeriu Rigotto.
Último ex-governador a falar, Simon se emocionou ao falar de sua história no MDB. Com voz forte, retomou a postura de orador que mobilizava plateias no o tempo da luta contra a ditadura e, mais tarde, no plenário do Senado Federal.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.