A candidatura do governador Eduardo Leite na prévia presidencial do PSDB deve ganhar impulso nesta terça-feira (28), com o anúncio do senador Tasso Jereissati (CE) de que está desistindo da disputa para apoiá-lo. O acordo vem sendo costurado há mais de um mês, mas Tasso optou por registrar a candidatura, no dia 19 de setembro, e retirar no momento que considerasse mais adequado. Além de Leite e Tasso, concorrem à indicação dos tucanos para disputar a eleição presidencial de 2022 o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.
No PSDB, o apoio de Tasso está sendo tratado de forma reservada. Sinais de que ele e Leite estão atuando em conjunto são abundantes. Depois de mais de um ano de resguardo no Ceará, participando das sessões do Senado em modo remoto, Tasso retornou a Brasília e seu primeiro compromisso foi um jantar com Leite em sua residência, em 24 de agosto.
Desde que era prefeito de Pelotas, Leite conta com o apoio da família Jereissati, inclusive como financiadores de suas campanhas.
Ter o apoio do PSDB do Ceará e de outros Estados do Nordeste é a esperança do governador para enfrentar o poder de Doria, que comanda o Estado mais rico do país.
Leite já obteve apoio consistente em Pernambuco e outros Estados, mas nenhum com o peso de Jereissati, ex-governador do Ceará. Leite conta também com o apoio da maioria dos tucanos de Minas Gerais com direito a voto na prévia, mais os diretórios de Santa Catarina, Paraná, Bahia e Amapá.
A estratégia para enfrentar o favoritismo de Doria é dividir São Paulo, o que seus aliados consideram possível, dadas as brigas que o governador comprou com a ala do PSDB leal ao ex-governador Geraldo Alckmin, que está de saída para o PSD, a fim de poder concorrer novamente ao Palácio dos Bandeirantes.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.