Agora é oficial: o presidente Jair Bolsonaro visitará a 44ª Expointer neste sábado (11), a partir das 11h. Será a primeira viagem depois das manifestações de 7 de setembro, que contaram com o apoio dos líderes do agronegócio, incluindo a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).
O presidente não participará da solenidade de inauguração, nesta sexta-feira (10). O governo será representado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que receberá a medalha do mérito Farroupilha, proposta pelo deputado Aloisio Classmann (PTB), e a medalha Assis Brasil.
Esta será também a primeira visita de Bolsonaro à maior feira agropecuária do Rio Grande do Sul na condição de presidente. Em 2020, a Expointer não teve público por causa da pandemia. Em 2019, Bolsonaro foi aconselhado a não participar, porque não tinha boas notícias a dar para o agronegócio.
Um ano antes, em plena campanha eleitoral, Bolsonaro foi o mais aplaudido entre os cinco candidatos que circularam pela feira- além dele, Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Ciro Gomes (PDT) e Álvaro Dias (Podemos).
Além de almoçar na Farsul, com a diretoria e um seleto grupo de convidados. O presidente será acompanhado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e deverá passar pelo Pavilhão da Agricultura Familiar e pelo Pavilhão Internacional. A agenda completa ainda não está definida.
Durante o almoço, Bolsonaro receberá a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima da Assembleia Legislativa, por proposição do deputado estadual Vilmar Lourenço (PSL).
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.