Deflagrada em 2019, com a tentativa frustrada da prefeitura de Porto Alegre de retirar as casinhas construídas em uma calçada do bairro Jardim do Salso, a discussão sobre o cuidado com os cães comunitários ganhou um novo capítulo. A secretária estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, mandou confeccionar placas adesivas para demarcar os espaços frequentados pelos animais.
Os cartazes de 20cm x 20cm, pagos por Regina com recursos próprios, sinalizam que o espaço abriga cães comunitários e mencionam a lei estadual de 2019 que permite a instalação de casinhas em vias públicas, escolas e empresas para abrigar os cachorros.
— Esses animais são criados nos ambientes que escolheram ficar e onde criaram vínculos afetivos com várias pessoas. Eles não se submetem a ficar em locais fechados — afirma a secretária.
Em um ato simbólico, os primeiros selos foram afixados nesta terça-feira (6) em duas novas casinhas construídas na Rua Ângelo Crivellaro, mesma via em que estão as casinhas que ensejaram a polêmica de 2019. Por decisão judicial, elas foram mantidas na calçada, contrariando o então prefeito Nelson Marchezan.
Interessados em obter a placa podem entrar em contato com Regina por meio das redes sociais.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.