O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em votação realizada nesta terça-feira (6), os deputados estaduais do Rio Grande do Sul aprovaram por 43 votos a três a indicação do ex-ministro Odacir Klein (MDB) para a presidência do Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O requerimento encaminhado pelo governador Eduardo Leite recebeu 50 votos favoráveis e dois contrários.
Escolhido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, Klein já presidiu o Banrisul e o BRDE, foi diretor do Banco do Brasil, ministro dos Transportes no governo de Fernando Henrique Cardoso e secretário estadual da Agricultura no governo de José Ivo Sartori. Ainda foi deputado federal e prefeito de Getúlio Vargas.
Apenas os dois deputados do Novo e a deputada Luciana Genro (PSOL) votaram contra a indicação de Klein. Na avaliação da bancada do Novo, a escolha contraria a Lei das Estatais, que regula a nomeação para cargos de chefia em empresas públicas. A legislação veta a indicação de dirigentes e pessoas que atuam em estrutura decisória de siglas partidárias, e o ex-ministro faz parte do diretório do MDB.
Em documento enviado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a executiva estadual do MDB informou que, nos últimos três anos, Klein não participou “de nenhuma reunião com caráter decisório aos interesses partidários” e que não há registros de participação do ex-ministro “em reunião com a mesma natureza decisória, em outros órgãos e/ou instância partidária, hierarquicamente subordinada a esta Direção Estadual”.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.