Correligionário do governador Eduardo Leite, o deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) será relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 na Assembleia. Esse é o terceiro ano consecutivo em que Wesp assume a relatoria da LDO. A indicação foi aprovada em reunião virtual da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.
A LDO é o instrumento que define as prioridades para aplicação dos recursos públicos e a estrutura do orçamento, de acordo com a composição projetada de receitas e despesas. Para 2020, o projeto entregue na semana passada pelo governador prevê um déficit de R$ 4,2 bilhões.
Por acordo com os demais poderes e órgãos com autonomia financeira, o reajuste do duodécimo para o próximo ano será de 3,75%. No entanto, parte do acréscimo ficará retida e será liberada somente em caso e arrecadação superior ao previsto.
Como relator, Wesp apresentará um parecer à Comissão, que seguirá para a análise em plenário. No relatório, ele pode aceitar ou rejeitar emendas sugeridas por outros deputados.
— O deputado Mateus Wesp tem se dedicado muito a este tema, e tem sido amplamente democrático no diálogo com os colegas desta comissão para finalizar o seu relatório — afirmou o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP).
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.