O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Foi lançado nesta quinta-feira (20) pelo governo do Estado um serviço de transporte por aplicativo para os servidores públicos. Além de economizar recursos, o objetivo é dar mais agilidade ao deslocamento dos funcionários, que atualmente dependem de veículos da frota oficial. A Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável pela implementação, prevê uma economia anual de R$ 5 milhões com o uso da plataforma.
No primeiro mês, o serviço funcionará como projeto-piloto para servidores da SPGG e de órgãos da administração direta que manifestarem interesse. Depois, será disponibilizado para todos os funcionários ligados ao Executivo.
O funcionamento da plataforma é semelhante aos demais aplicativos de transporte, em que os usuários solicitam as viagens e acompanham os deslocamentos dos veículos via app de celular (sistemas IOS e Android). As corridas devem ser realizadas apenas por servidores em horário de trabalho e todas as viagens serão monitoradas via GPS.
A implementação do serviço é feita em parceria com o governo federal, que licitou o serviço, ao qual o Rio Grande do Sul é um dos primeiros Estados a aderir. A empresa que vai operar o TáxiGov RS será a TeleTaxi Cidade, vencedora do edital lançado pela gestão federal.
O app atenderá solicitações com origem e destino nos municípios de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Rolante, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão.
Gerenciamento da frota
Junto ao TáxiGov RS, a Secretaria do Planejamento pretende implementar a Central Única de Compartilhamento de Veículos, para gerenciar a frota oficial. Esses carros atenderão demandas que não puderem ser supridas pelo novo aplicativo, como viagens para o interior e transporte de cargas. O projeto será apresentado até o final do primeiro semestre. Com as duas iniciativas , a SPGG projeta uma economia anual de aproximadamente R$ 20 milhões.
— Esses números relativos a economia são muito relevantes. Evidencia nosso comprometimento com a redução de custos. Entretanto, estamos falando também de menos burocracia, mais transparência, automatização do sistema e eficiência dos próprios servidores. Quando isso ocorre, a consequência são melhores serviços públicos para as pessoas — diz o titular da SPGG, Claudio Gastal.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.