O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Um protejo para reativar a estrutura do aeromóvel construída perto da Usina do Gasômetro está avançando na prefeitura de Porto Alegre. A proposta não prevê o uso do modal como alternativa de mobilidade de massa, mas como parte de uma nova atração turística, aproveitando o aumento da circulação de pessoas na região, impulsionado pela revitalização da orla do Guaíba.
Pela proposta inicial, o objetivo é oferecer a experiência de trafegar no aeromóvel aliada à exploração de atividades econômicas junto à estrutura existente. Uma eventual extensão do traçado atual, que tem 1.068 metros e liga a Usina do Gasômetro ao entroncamento das avenidas Loureiro da Silva e Augusto de Carvalho, também não está descartada.
A discussão sobre a reativação do espaço foi revelada pela secretária de Parcerias Estratégicas, Ana Pellini, em uma transmissão ao vivo ao lado do vice-prefeito Ricardo Gomes na semana passada. À coluna, a secretária disse que a prefeitura está estudando o projeto, mas demonstrou entusiasmo com a ideia.
— Temos de fazer a avaliação sobre quanto o município teria de outorga e quais as condições. Mas, se conseguirmos dar curso à ideia, seria muito bacana para a cidade — ponderou.
A secretária não revelou o nome da empresa interessada, mas a coluna apurou que se trata da Aeromóvel Brasil, que já havia apresentado a ideia à prefeitura na gestão de Nelson Marchezan. Na época, o plano era instalar cervejaria e cafeteria junto à estrutura do aeromóvel no Gasômetro.
De acordo com o CEO da empresa, Marcus Coester, a proposta não avançou na gestão anterior por entraves burocráticos e falte de “vontade política”. Nesta segunda-feira (8), o empresário se reuniu com Ana Pellini e saiu otimista:
— A PMPA (prefeitura) está claramente disposta a desenvolver uma solução economicamente sustentável para o aeromóvel da orla.
Segundo Coester, a empresa entregará à prefeitura, nas próximas duas semanas, projeções de cenários de negócio para viabilizar o projeto.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.