O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O governador Eduardo Leite assinará nesta quarta-feira (10) o decreto que proíbe a realização da corrida de cães galgos em todo o território do Rio Grande do Sul. A cerimônia está marcada para as 10h45min, no Palácio Piratini.
Proibidas na Argentina e no Uruguai, as carreiras de galgos são comuns em cidades de fronteira. A reação à prática começou em agosto, após reportagem de GZH revelar que um centro de eventos para corridas de galgos em Bagé seria construído com recursos de emenda parlamentar.
A mobilização aumentou depois de uma reportagem de Giovani Grizotti, da RBS TV, ser exibida no Fantástico com os bastidores das corridas de galgos no Rio Grande do Sul. Grizotti esteve em uma das carreiras e mostrou que a atividade envolve apostas em dinheiro e maus-tratos aos animais.
Em paralelo ao decreto, Leite encaminhará à Assembleia um projeto de lei em regime de urgência para proibir em definitivo a corrida de galgos no Estado.
As informações foram adiantadas pela coluna na semana passada, quando o governado comunicou a decisão de proibir as carreiras à secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, e ao presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB).
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.