O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O deputado federal Jerônimo Goergen (PP) confirmou oficialmente nesta segunda-feira (8) o desejo de concorrer ao Senado na eleição de 2022. A decisão foi comunicada ao partido em reunião fechada entre deputados federais e estaduais e o senador Luis Carlos Heinze, pré-candidato do PP ao Palácio Piratini.
À coluna, o parlamentar disse que tomou a decisão por considerar que pode contribuir para a renovação no Senado e para as demais candidaturas do PP na eleição estadual.
— Se o partido entender que somo, estou à disposição para concorrer ao Senado. Se entender que não devo ir, concorro novamente a deputado federal sem problema nenhum — garantiu Goergen, que está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.
No encontro, realizado na sede estadual do PP, os integrantes das bancadas federal e estadual confirmaram apoio unânime à pré-candidatura de Heinze ao governo do Estado. A estratégia de lançar o senador ao Piratini é tratada abertamente pelo PP desde 2019.
Heinze se preparou para disputar a eleição de governador em 2018, mas a indicação da ex-senadora Ana Amélia Lemos para vice na chapa presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB) mudou os planos do partido, e a candidatura teve de ser abortada de última hora. Deslocado para disputar o Senado, Heinze foi eleito em primeiro lugar, com 21,9% dos votos.
Além de Goergen, Ana Amélia é cotada para ser candidata a senadora em 2022, mas ainda não fez nenhum movimento público para se colocar na disputa.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.