O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Está marcada para o dia 11 de setembro a convenção estadual do PP do Rio Grande do Sul, na qual serão eleitos o novo presidente do partido e os demais membros da executiva estadual. Como o mandato dos dirigentes é de dois anos, o escolhido pelos progressistas comandará o partido durante a eleição de 2022.
Presidente do PP desde 2011, o ex-deputado Celso Bernardi disse à coluna que não pretende disputar a reeleição. Nas últimas convenções, a continuidade de Bernardi foi definida por consenso pelo partido. O ex-deputado já havia sido presidente do PP em um período anterior, entre 1993 e 2005.
— Já tenho mais de 20 anos de mandato somando os dois períodos, está na hora de fazer uma renovação no partido. Mas quero preservar o legado e ajudar continuar ajudando o partido — diz Bernardi.
O sucessor de Bernardi no PP será responsável por conduzir as negociações do partido para eventuais alianças na eleição de 2022. A sigla tem o senador Luis Carlos Heinze como pré-candidato ao governo do Estado. A ex-senadora Ana Amélia Lemos e o deputado Jerônimo Goergen são cotados para disputar uma vaga no Senado.
Antes da convenção estadual, estão previstas, para os dias 22 e 23 de maio, as convenções municipais do PP. Na ocasião, serão escolhidos os dirigentes de diretórios locais e os delegados que votarão na eleição estadual. Prefeitos, vices, vereadores e deputados também têm direito a voto para a escolha da executiva estadual.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.