O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Vice-governador na gestão de José Ivo Sartori (MDB) entre 2015 e 2018, o empresário e produtor rural José Paulo Cairoli retomou a agenda de reuniões políticas neste ano. Cairoli, que já presidiu a Federasul e o BRDE, está sem partido desde que se desfiliou do PSD, em maio de 2019.
Neste mês, o ex-vice governador já se encontrou com o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, e com os prefeitos de municípios da Fronteira Oeste e da região dos Vales. Na sexta-feira (22), se reuniu com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o vice, Ricardo Gomes, e o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia.
— Tenho defendido que a sociedade deve estar mais presente na política, sobretudo nos municípios, e não terceirizar a responsabilidade e apenas criticar a política e os políticos — relatou Cairoli, que se disse entusiasmado com a disposição dos novos prefeitos em conter gastos e tornar a gestão mais eficiente.
A par das movimentações para a eleição de 2022, Cairoli nega que esteja almejando se candidatar a governador – possibilidade aventada por interlocutores. No entanto, também não se entusiasma com a ideia de disputar um cargo no Legislativo.
— Ser candidato a presidente ou a governador é uma circunstância. Nunca pensei em ser vice-governador e acabou acontecendo. No momento, não tenho esse projeto – garantiu.
Cairoli chegou a ser procurado pelo PL para ser o candidato do partido a prefeito de Porto Alegre em 2020, mas recusou o convite.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.