O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Contrariando o que quase sempre ocorre nas votações para cargos eletivos, o resultado da eleição municipal deste ano surpreendeu a comunidade de Floriano Peixoto, município de aproximadamente 2 mil habitantes que fica na região do Alto Uruguai. Das nove vagas em disputa para a Câmara de Vereadores, sete foram conquistadas por mulheres.
Embora, proporcionalmente, houvesse menos candidaturas femininas (12 entre 30 concorrentes à Câmara), foram eleitas três representantes do PT, duas do MDB e duas do PP. Na legislatura atual, apenas duas cadeiras são ocupadas por mulheres, uma filiada ao PDT e outra ao PT.
Campeã de votação na cidade, com 142 votos, a vereadora eleita Marilia Vitali (MDB), que já foi secretária de Educação, conta que a maioria feminina na Câmara não era esperada antes da eleição:
— Quando saiu o resultado foi uma surpresa e também deu uma grande repercussão. Aqui na região nunca tinha acontecido de ter mais mulheres eleitas do que homens.
Marilia acredita que as vereadoras eleitas serão capazes de trabalhar em conjunto para tornar a Câmara mais aberta à comunidade e também para reivindicar melhorias no atendimento às mulheres.
— A gente pensa em fazer um trabalho conjunto com o prefeito e com as secretarias para melhorar a condição das mulheres. Por exemplo, nós não temos médicos ginecologistas atendendo aqui, então uma das reivindicações será essa — explica.
Além de Marilia, foram eleitas Sonia Betiol (PT), Solange Lorenzi (PP), Marieli Vobito (MDB), Cleonice Vooss (PT), Rejane Biessek (PT) e Andreia Franceschi (PP). Os homens são Emerson Fiori (MDB) e Denilson Pauletti (MDB).
Apesar da maioria feminina na Câmara, não houve mulheres nas duas chapas majoritárias que disputaram a prefeitura de Floriano Peixoto. O prefeito Orlei Giaretta (MDB) foi reeleito com 982 votos, contra 768 de Vilson Babicz (PT). Ambos concorreram com homens como companheiros de chapa.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.