O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Detentores de mandato e dois dos principais expoentes do Partido Novo no Rio Grande do Sul, o deputado Fábio Ostermann e o vereador Felipe Camozzato abriram apoio à candidatura de Sebastião Melo (MDB) a prefeito de Porto Alegre. Oficialmente, o Novo optou pela neutralidade na eleição da Capital, mas seus integrantes têm liberdade para declarar voto no candidato que desejarem.
Ostermann recomendou o voto em Melo na quinta-feira (5) à noite, em transmissão ao vivo com o candidato a vereador Juan Savedra. No mesmo dia, Camozzato escreveu, em uma rede social, que a candidatura de Melo é “mais viável e menos pior” em uma eventual disputa com Manuela D’Ávila (PCdoB) no segundo turno.
Além da colocação nas pesquisas, o apoio dos membros do Novo a Melo está relacionado ao candidato a vice na chapa, o vereador Ricardo Gomes (DEM), um liberal convicto. A atuação de Melo na Assembleia, onde o deputado integra a Frente Parlamentar contra os Privilégios ao lado dos deputados do Novo e faz manifestações contra benefícios de algumas categorias do serviço público, também pesou.
Nesta sexta-feira (6), Ostermann se reuniu com Melo e Gomes na Assembleia e reafirmou seu apoio “crítico e individual” à chapa. O deputado disse que observa com “apreensão” a liderança de Manuela nas pesquisas e que considera Melo a alternativa para “derrotar a esquerda” no segundo turno, já que também rejeita a candidatura de Nelson Marchezan (PSDB).
— Acredito que a candidatura de Melo e Ricardo Gomes seja a mais indicada para quem acredita nos princípios liberais, em um Estado mais leve e eficiente e em uma visão de desenvolvimento ancorada na liberdade econômica — avaliou Ostermann.
Camozzato, por sua vez, pondera que Melo não representa a integralidade dos valores em que o Novo acredita, mas tornou-se a melhor opção para evitar o duelo Manuela x Marchezan no segundo turno.
— Diante das circunstâncias, do que mostram as pesquisas, acaba sendo a melhor opção — definiu o vereador.
Na próxima segunda-feira (9), Ostermann, Camozzato e os deputados Giuseppe Riesgo e Marcel van Hattem farão uma live conjunta para discutir o cenário eleitoral de Porto Alegre.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.