Diagnosticado com covid-19 no dia 9 de novembro, quando estava em São Borja, o senador Luis Carlos Heinze (PP), 70 anos, viu os sintomas dele e da esposa, Sandra, se agravarem e, na segunda-feira (16), foi internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Da cama do hospital, Heinze participou nesta quarta-feira (18) da sessão do Senado que aprovou uma série de projetos, entre os quais o da compensação aos Estados pelas perdas da Lei Kandir.
Heinze teve queda no nível de oxigenação do sangue, um dos problemas dos pacientes com covid, e sua médica, que acompanhava o caso à distância, recomendou a internação para acompanhar a evolução da doença e fazer exames detalhados. O senador viajou para São Paulo em avião fretado e sua evolução é considerada satisfatória. Tanto, que chegou a fazer uma breve intervenção na sessão do Senado, por telefone, sentado na cama do hospital.
A esposa do senador teve um quadro mais graves, como febre e dificuldade para respirar. O problema foi controlado com Ventilação Não Invasiva (VNI) e uso de cateter nasal.
No dia 9 de novembro, Heinze divulgou nota informando que havia testado positivo para a covid-19. “Estou assintomático, em quarentena, cumprindo as recomendações médicas e continuarei meu trabalho de forma remota”, informou.
Na nota, o senador disse que durante todo o período de isolamento social manteve sua atividade parlamentar e participou de centenas de reuniões virtuais. Por três vezes cumpriu agenda presencial, no Senado Federal, em Brasília.
E acrescentou: “Nas últimas semanas, também visitei alguns municípios e respeitei todos os protocolos recomendados, como o distanciamento, o uso de máscara, álcool em gel e fiz, de forma regular, os exames para detecção do vírus, pois prezo pela minha saúde, da minha família, da minha equipe e das pessoas com quem convivo. Justamente, por esses cuidados, descobri que estava com o vírus, pois incluí a realização dos testes na minha rotina. Agora é seguir o período de isolamento para logo estar liberado. Também faço este comunicado para alertar as pessoas com quem tive contato nos últimos dias, para que façam o exame”.
Projetos aprovados na sessão desta quarta no Senado:
Pronampe - Projeto cria uma nova linha de crédito para o programa e autoriza a União a aumentar sua participação no Fundo Garantidor de Operações.
Lei Kandir- transfere recursos da União a estados, DF e municípios para compensar perdas de arrecadação provocadas pela Lei Kandir. A matéria segue para a Câmara dos Deputados.
Transporte público - prevê ajuda financeira de R$ 4 bilhões ao setor de transporte público coletivo de passageiros. A matéria vai a sanção do presidente da República.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.