Com menos da metade dos votos conquistados pelo adversário no primeiro turno, o vereador Adiló Didomenico (PSDB) conseguiu uma virada surpreendente e venceu a eleição para a prefeitura de Caxias do Sul neste domingo (15), no segundo turno contra Pepe Vargas (PT). Recém-chegado ao partido, Adiló será o primeiro tucano a administrar o maior município da Serra Gaúcha.
A vitória do vereador começou a se desenhar no início do ano. Sem garantias de que teria a legenda para concorrer pelo PTB, partido pelo qual militou durante toda a vida, assinou ficha no PSDB para disputar a prefeitura. Além da vice, a também tucana Paula Ioris, conseguiu o apoio do deputado estadual Neri O Carteiro (SD), segundo mais votado da cidade em 2016.
Depois de superar Edson Néspolo (PDT) e Carlos Búrigo (MDB) e ficar com a segunda posição no primeiro turno, o vereador reuniu quase todos os integrantes do bloco que integrou os governos de José Ivo Sartori e Alceu Barbosa Velho. Adiló contou com um aliado abstrato, mas ainda presente em Caxias: o antipetismo.
Ainda que tenha sido um prefeito bem avaliado e que tenha uma trajetória ilibada, Pepe Vargas não conseguiu superar a rejeição ao PT e à esquerda, que motivou 75% dos eleitores da cidade a votarem em Jair Bolsonaro no segundo turno de 2018.
Adiló atribui sua eleição ao fato de ser conhecido na periferia. Nas duas gestões de Sartori, foi presidente da Codeca, a empresa de limpeza pública. Depois, no governo de Alceu Barbosa Velho (PDT), foi secretário de Obras:
— Sapateei por todas as ruas de Caxias. Todo mundo me conhece. Tenho vocação para o diálogo.
Cinco dias antes da eleição, Adiló disse à coluna que reconhecia o favoritismo de seu adversário:
— Ele está um pouco à nossa frente. O PT está muito desgastado, mas ele é maior do que o PT, porque fez uma gestão aprovada aqui em Caxias, mas vamos buscar os votos dos que se abstiveram no primeiro — disse, na ocasião.
Em 15 de novembro, 82.724 dos caxienses aptos a votar não compareceram às urnas. Isso equivale a uma abstenção de 24,79%. Neste domingo, a abstenção foi de aproximadamente 25%.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.