O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Pressionado desde o ano passado a concorrer à prefeitura de Rio Grande, o deputado estadual Fábio Branco (MDB) confirmou nesta quinta-feira (3) que tentará o terceiro mandato no município da região Sul do Estado. Ele já governou a cidade entre 2001 e 2004 e entre 2009 e 2012.
Branco confirmou a intenção de concorrer em uma reunião com empresários e representantes de associações de bairros e de outros segmentos. Além dos participantes presenciais, um telão foi instalado para ouvir quem compareceu virtualmente. No evento, Branco recebeu um plano de desenvolvimento para a cidade elaborado por líderes empresariais e comunitários.
O deputado lembrou que mais da metade de sua votação para a Assembleia foi obtida em Rio Grande e disse que recebeu diversas ligações e apelos nas redes sociais para se candidatar.
— Eu não posso virar as costas para a minha cidade, justamente em um dos momentos mais difíceis de sua história. Encaro isso como uma missão e não vou fugir da raia — disse Branco.
Além do MDB, a candidatura será apoiada por PSDB, PP, PTB, Republicanos, Patriota, Solidariedade e Podemos. Os partidos já estavam unidos antes da confirmação do lançamento de Branco.
Deputado estadual em segundo mandato e secretário de Desenvolvimento e da Casa Civil no governo Sartori, Fábio Branco foi prefeito de Rio Grande por oito anos. O tio, Wilson Branco, e o primo, Janir Branco, também cumpriram um mandato cada na cidade.
Atualmente, Rio Grande é governado por Alexandre Lindenmeyer (PT), que está no segundo mandato e apoiará a correligionária Darlene Pereira, ex-chefe do Gabinete de Programas e Projetos Especiais da prefeitura, para sua sucessão.
Com a confirmação da candidatura de Branco, são seis titulares e um suplente que exerce o mandato de deputado concorrendo a prefeito: Sebastião Melo (MDB), Juliana Brizola (PDT) e Rodrigo Maroni (Pros) em Porto Alegre, Luiz Fernando Mainardi (PT) em Bagé, Pepe Vargas (PT) e Carlos Búrigo (1º suplente do MDB) em Caxias do Sul. Búrigo ocupa a vaga de Juvir Costella, licenciado desde o início de 2019 para ocupar o cargo de secretário dos Transportes.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.