Marcada pela discordância entre os diretórios municipal e estadual e por uma intervenção confusa da executiva nacional, a definição sobre o posicionamento do PSDB na eleição de Canoas teve seu desfecho nesta sexta-feira (4), na convenção municipal. Por unanimidade, os tucanos decidiram pela neutralidade no terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul.
Se não corresponde ao interesse da maioria dos candidatos a vereador e do presidente municipal do PSDB, Felipe Martini, que queriam apoiar o ex-prefeito Jairo Jorge (PSD), a decisão também não atende ao pleito da direção estadual, que defendia o suporte à coligação de Luiz Carlos Busato (PTB).
Nesta quinta-feira (5), acionada pelo diretório estadual, a executiva nacional interveio e emitiu uma resolução proibindo a coligação com o PSD e ordenando que o partido integrasse a aliança de Busato. Mais tarde, o documento foi reeditado, contendo apenas a proibição do apoio a Jairo.
O presidente estadual do PSDB, deputado Mateus Wesp, disse que houve um "erro de comunicação" entre a direção estadual e a nacional.
— Houve sim uma sugestão de determinação de coligação para Canoas feita pela executiva estadual, mas o que foi decidido foi apenas a vedação ao PSD — explicou Wesp.
A decisão pela neutralidade foi considerada uma vitória por Martini, que desistiu de ser candidato a prefeito no início da semana e assumiu a coordenação de campanha de Jairo. Segundo ele, quase todos os 27 candidatos a vereador do partido pretendem apoiar individualmente o candidato do PSD.
— A manifestação do diretório, por unanimidade, foi de não apoiarmos o Busato. Acreditamos que é possível construir a unidade em torno do apoio individual dos candidatos a vereador ao Jairo Jorge — afirmou.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.