O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Dos atuais 14 pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre para as eleições municipais, seis já selecionaram quem serão os profissionais responsáveis pelo marketing da campanha. Outros dois postulantes pretendem enfrentar a jornada eleitoral sem a liderança una de um marqueteiro, enquanto os demais ainda não escolheram a equipe que formulará suas propagandas.
Repetindo o comando do time que conduziu sua campanha vitoriosa em 2012, José Fortunati (PTB) contará com o jornalista Marcos Martinelli na coordenação de marketing e com Beto Andrade na área de mídias sociais. Diretor da Via Mercosul, Martinelli já conduziu diversas campanhas no Brasil e no exterior, entre elas a que levou José Ivo Sartori (MDB) ao Palácio Piratini em 2014.
Doutor em Ciência Política, o consultor Juliano Corbellini será o marqueteiro da campanha de Manuela D’Ávila (PCdoB). Também experiente na consultoria eleitoral, Corbellini já atuou nas disputas de Manuela ao Paço Municipal em 2008 e 2012 e nas empreitadas vitoriosas de Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão (2014 e 2018) e de Yeda Crusius (PSDB) ao governo do RS em 2006. A jornalista Marina Lopes será responsável pelas redes sociais e pela assessoria de imprensa.
Pré-candidato do PSD, Valter Nagelstein terá o marketing da campanha conduzido pelo publicitário Tiago Brum, CEO da Agência Condão. Brum atuou na campanha de Eduardo Leite (PSDB) para a prefeitura de Pelotas em 2012 e foi responsável pela comunicação do período pré-eleitoral do PMDB estadual em 2014.
O médico André Cecchini, que concorrerá pelo Patriota, será assessorado por Vicente Muguerza. Com experiência na participação em campanhas eleitorais dentro e fora do RS, Muguerza estreará na linha de frente neste ano.
Lançado pelo PP, o vice-prefeito Gustavo Paim disse à coluna que já tem um “alinhamento” com um profissional, mas não revelou quem é o escolhido.
Por sua vez, o deputado Rodrigo Maroni, que disputará a prefeitura pelo PROS, encontrou alguém 100% alinhado às suas ideias para conduzir o marketing da campanha: ele mesmo.
Condução coletiva
Nome do PSOL para a corrida à prefeitura, a deputada federal Fernanda Melchionna não contratará agências especializadaspara a campanha. Segundo ela, as propostas serão apresentadas "com a ajuda de mais de 30 ativistas sociais das áreas de jornalismo, publicidade, cinema, relações públicas e comunicação digital", que construirão as estratégias de comunicação de forma participativa.
João Derly, do Republicanos, deve focar a campanha no ambiente digital, sem marketing tradicional, para dialogar com os eleitores pela internet.
Os demais pré-candidatos — Carmen Flores (PSC), Juliana Brizola (PDT), Montserrat Martins (PV), Nádia Gerhard (DEM), Nelson Marchezan (PSDB) e Sebastião Melo (MDB) — ainda não anunciaram os responsáveis pelo marketing da campanha. Melo escolherá a equipe depois da definição do vice, que deve ocorrer n os próximos dias, com a provável confirmação da aliança com o DEM.
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