Filha do deputado estadual Paparico Bacchi (PL) a pequena Isabela Cristina, de 11 anos, assumiu o protagonismo na cerimônia virtual de instalação da frente Parlamentar em defesa das Apaes do Rio Grande do Sul, na Assembleia Legislativa. Isabela, que nasceu com síndrome de Down, participou do ato na mesa principal, ao lado do pai e do presidente da Casa, deputado Ernani Polo.
No dia anterior, Isabela também foi levada por Paparico ao Palácio Piratini, onde se encontrou com o governador Eduardo Leite e convidou-o a participar do evento. Além de celebrar a criação do colegiado, formado por 40 deputados, o ato marcou o encerramento da 26ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.
Durante a cerimônia, o presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto, disse que a frente parlamentar poderá intensificar o debate sobre inclusão social e contra a discriminação das pessoas com deficiência, e auxiliar no diálogo com a sociedade para estabelecer políticas públicas de suporte às famílias de pessoas especiais.
Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 205 unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que atendem mais de 15 mil pessoas em diversas regiões do Estado.
Na quarta-feira (26), o governo do Estado anunciou o repasse de R$ 1,2 milhão a 60 Apaes, para o combate ao coronavírus e para qualificar as equipes profissionais no manejo e tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista.