O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O acordo binacional entre Brasil e Uruguai, que determina a adoção dos mesmos protocolos sanitários em cidades-gêmeas da fronteira entre os dois países para evitar o avanço do coronavírus, será ampliado nesta semana. Na próxima quarta-feira (26), uma reunião selará a adoção da medida em outros quatro municípios.
Já adotado na fronteira entre Rivera e Santana do Livramento, o acordo será estendido para as cidades de Barra do Quaraí (RS) e Bella Unión (URU) e Quaraí (RS) e Artigas (URU).
Em encontro na semana passada, o diretor de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde do Brasil, Flavio Werneck, anunciou o envio de 50 mil testes RT/PCR ao Uruguai para diagnóstico da covid-19, a serem utilizados na região da fronteira.
Idealizado em reuniões da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, o pacto comum para prevenção ao coronavírus prevê que os municípios fronteiriços adotem as mesmas regras de distanciamento social e de abertura do comércio e regulamentações únicas para uso de máscaras, regras de transporte coletivo, transporte de carga e controle de temperatura, além de promoverem testagem conjunta de seus habitantes.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.