O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Em cerimônia sem a presença de público e transmitida pelas redes sociais, o prefeito de Taquari, Maneco Hassen (PT), tomou posse nesta quarta-feira (8) como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), entidade que congrega todas as prefeituras do Estado.
Advogado e músico, Hassen estava na vice-presidência da entidade e recebeu o cargo do prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire (PDT), no auditório da prefeitura de Taquari. Apenas Freire e Hassen discursaram ao vivo. Demais autoridades e chefes de poderes do Estado enviaram vídeos saudando o novo presidente.
À coluna, pouco antes de tomar posse, o novo presidente disse que, apesar do cenário de crise social e econômica advindas da pandemia, pretende ajudar a modernizar as gestões municipais.
— Vamos trabalhar com conceitos de inovação e tecnologia para nos adaptarmos a um período com menos recursos, readaptar a escola de gestão da Famurs para a nova realidade e trabalhar para conseguir novas fontes de receita junto ao governo federal — prometeu.
Depois da cerimônia de posse, a dupla César Oliveira e Rogério Melo cantou em uma live beneficente. Os recursos arrecadados ajudarão na criação de leitos de UTI na Santa Casa de Porto Alegre.
Integração binacional
Promovida pela Comissão do Mercosul da Assembleia, reunião entre representantes dos governos brasileiro, gaúcho e uruguaio celebrou a parceria entre o Estado e o país vizinho para a prevenção ao coronavírus em municípios da fronteira.
Primeiro convênio binacional assinado na América Latina para o enfrentamento à pandemia, o acordo prevê protocolos sanitários únicos em cidades gêmeas e entrou em vigor na semana passada em Rivera e Santana do Livramento. Na reunião de ontem, a intendente de Rivera, Alma Galup, garantiu que, caso necessário, pacientes de Livramento serão acolhidos em hospitais uruguaios para o tratamento de covid-19.
Conduzida pelo líder do governo, Frederico Antunes, e pelo presidente da Assembleia, Ernani Polo, a videoconferência teve a participação do governador Eduardo Leite, do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, do embaixador do Brasil no Uruguai, Antonio Simões, e do ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas.