O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Em reunião virtual nesta terça-feira (23), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa decidiu suspender o recesso parlamentar de julho e continuar realizando as sessões plenárias e atividades das comissões por videoconferência. A medida ainda precisa ser votada em plenário, mas não deve enfrentar resistências.
Na mesma reunião, a Mesa estendeu a suspensão de diárias e viagens dos deputados e o corte de 30% das verbas de custeio de gabinetes parlamentares, bancadas, comissões e outros setores até o dia 11 de julho, mesmo prazo das restrições a atividades presenciais e acesso do público externo — que ainda podem ser prorrogadas.
O contingenciamento com diárias e do orçamento dos gabinetes começou ainda em março. A economia de recursos com os cortes possibilitou o repasse de R$ 30 milhões do Legislativo ao governo do Estado para ajudar no combate ao coronavírus.
Depois da reunião da Mesa, os líderes de bancadas definiram a pauta de votação da sessão da próxima semana. As sete propostas que serão apreciadas pelos deputados na sessão desta quarta-feira (24), agendada para as 14h, foram definidas na semana passada.